6 razões para ter um animal de estimação

A walk in the parkTer um animal de estimação pode representar gasto extra para a família e até alterar a rotina da casa, mas os benefícios de ter um bichinho superam e muito qualquer aumento de trabalho e despesa.

Aproveite os benefícios

Além da alegria de ter um animal de estimação em casa, outros benefícios são quase que garantidos:

 

1. Mais atividade física. Os cachorros, especialmente, são animais muito ativos. A necessidade de exercício dos cachorros tende a contagiar e envolver a família em caminhadas diárias, passeios no parque, no jardim da orla da praia, uma delicia! Essa relação entre atividade física e os cachorros já pode ser estabelecidas em vários estudos científicos e os benefícios do exercício na vida das pessoas também.

2. Melhora da saúde cardiovascular. De acordo com a AHA (American Heart Association)   ter um animal de estimação está associado a diminuição do risco cardiovascular, diminuição da obesidade, diminuição da pressão arterial e dos níveis de colesterol. Esse benefício se estende aos donos de gatos também!

3. Proteção contra alergias. Por anos alergistas de todo mundo trabalharam com a hipótese de que ter um gato ou um cachorro poderia contribuir para o desenvolvimento de alergias, entretanto, um estudo publicado no Clinical & Experimental Allergy *  sugere que a exposição precoce (logo no primeiro ano de vida) traz benefício prevenindo a ocorrência de alergias mais tardiamente. Ponto para os bichinhos!

t1larg_baby_dog_gi

No caso de pessoas que já sofrem com alergia estudos mostram que os animaizinhos podem sim servir de gatilho para crises de asma ou outras reações, sendo assim, não ignore o risco.

 

4. Empatia, cuidado e bom humor. Ter um animal de estimação ajuda a ensinar adultos e crianças  a responsabilidade pelo cuidado e a preocupação com o bem estar de outro ser vivo. A convivência com o pet também ajuda a despertar sorrisos e pequenas, mas constantes alegrias ao longo do dia, já que a interação com o animal eleva os níveis de serotonina e dopamina que são responsáveis pela sensação de bem estar.

happy-family-and-dog

5. Melhor interação social.  Os animais de estimação oferecem companhia o que pode ser particularmente essencial para pessoas solitárias ou com tendência ao isolamento. Ter responsabilidade sobre a vida de um animal pode trazer um sentimento de utilidade que a pessoa solitária perdeu, resgatando a interação com o mundo e com os outros “donos de animais”.

Além disso, os animaizinhos são ótimos assuntos para se iniciar uma conversa… Olha aí quantas possibilidades de relacionamentos!

 

6. Melhora a rotina e a organização. A maioria do animais de estimação, em especial os cachorros, exige dos seus donos rotina e disciplina. Seja para levá-los para passear, tosar ou simplesmente para alimentá-los, é indiscutível que seus donos precisam de um mínimo de organização pessoal para que o bichinho receba o cuidado que precisa. Isso pode ser, inclusive, um excelente indicativo se você está pronto ou não para ter um bichinho: sua vida vai mudar, você vai ter que sair da cama para suprir algumas necessidades do animal, mas ele, sem dúvida, fará de você uma pessoa muito melhor.

 

Em resumo, permita-se ser mais feliz, mais saudável, mais interessante, mais em forma e mais bem humorado. Tenha um animal de estimação!

 filhotinhos-de-caes

 

 

* Fonte do artigo: Wegienka, G. Clinical & Experimental Allergy, published online June 13, 2011. News release, Wiley Blackwell.

Mari Liborio, enfermeira, mestre em Ciências da Saúde e especialista em Controle de Infecção.