A batalha contra a alergia

eb-allergy-sneeze-420x0Por definição, a alergia é uma reação exagerada do sistema imunológico a um agente que normalmente é inofensivo para as demais pessoas. Geralmente filhos de pais alérgicos são mais sujeitos a desenvolverem alergias, mas isso não é uma regra infalível.

Existem muitos gatilhos que podem deflagrar crises de alergia e a maioria deles pode ser encontrada em casa. A boa notícia é que a limpeza correta elimina os principais inimigos do alérgico: ácaros, bolores e produtos químicos utilizados na própria limpeza.

Responsável Nº 1: ÁCAROS

São nojentos por si só. Eles se alimentam de células mortas da nossa pele e, portanto, morando na nossa casa sempre haverá suprimento para os seus banquetes.

Os ácaros amam os colchões, travesseiros, carpetes, almofadas, bichinhos de pelúcia, cobertores e etc. Estima-se que 1g de poeira doméstica reúna cerca de 42.000 ácaros.

O que fazer?

cleaning-tools

Aspirador de pó: Jamais pense em usar vassouras e espanadores. Eles levantam as partículas de poeira e dispersam ácaros pelo ar trocando apenas a poeira de lugar. A única maneira segura de limpar a casa é com aspiradores de pó com filtro HEPA. Eles coletam a sujeira com muito mais eficiência e o filtro HEPA consegue prender tudo o que foi sugado. Apesar do nome complicado existem vários no mercado com preços que variam de R$100,00 até o que você tiver disposto a desembolsar. Eu tenho e vale o investimento.

Colchão e roupa de cama: aspire os 5 lados do colchão o mais frequentemente que puder e no mínimo 1 vez por semana. Vire o colchão a cada 3 meses e aproveite para aspirar todos os 6 lados. Sempre que possível lave as roupas de cama em água quente e use capas impermeáveis para facilitar a limpeza do colchão e lavar, por exemplo, quinzenalmente.

Travesseiros: aspire-os também semanalmente e troque-os a cada 6 meses, no máximo. Eles podem ser lavados na metade desse tempo e o uso de capas impermeáveis facilitará muito a tarefa, já que no caso do travesseiro, podem ser trocadas juntamente com a roupa de cama.

Tapetes e carpetes: não é aconselhável ter tapetes e carpetes em casa quando se tem alérgicos nela. Eles são itens dispensáveis na decoração e servem como reservatório para poeira e ácaros.

Cortinas: sempre que possível prefira persianas feitas de material resistente a limpeza com pano úmido. As cortinas de pano tem manutenção complexa em se tratando de pessoas alérgicas.

Deixe a luz do sol entrar! A luz do sol elimina os ácaros, sendo assim, aproveite dias ensolarados para deixar a casa, o colchão e o travesseiro expostos a ela.

Responsável Nº 2 – MOFO

image

O mofo e o bolor são fungos que tem suas partículas espalhadas através da circulação natural do ar. Essas partículas deflagram crises alérgicas importantes ao entrar em contato com as vias aéreas das pessoas sensíveis.

Umidade: Reduza toda a umidade visível de paredes e teto realizando a manutenção necessária e garantindo a retirada do fungo através da limpeza local com água e vinagre.

Use o exaustor de banheiro ou abra as janelas para retirar o vapor condensado no momento do banho.

Dicas de limpeza para proteger os alérgicos

image

Existe um conceito muito cultural de que algo só está limpo se estiver cheirando a limpeza. Esse “cheiro de limpeza” é geralmente traduzido em fragrância de lavanda, lembranças do mar, quartinho de bebê, paixão e por aí vai. Nada errado com isso. O problema é que a pessoa alérgica não tolera respirar essas partículas que permanecem suspensas no ar com o objetivo de garantir a sensação de limpeza e uma faxina rotineira pode levar a uma crise de asma, rinite e coceiras…

Essas dicas simples vão ajudar e muito mães que lidam com filhos alérgicos e adultos que muitas vezes convivem com a alergia desde pequenos.

O site Organize sem frescuras  tem um post muito bom sobre os produtos caseiros para a limpeza da casa (aqui ) e o Benedita também já falou sobre isso (aqui).

 

green-cleaning-products

Em resumo, dois produtos muito utilizados e que serão ótimos substitutos aos produtos tradicionais para a limpeza da casa do alérgico são:

1. Vinagre Branco – Esse é o meu queridinho. Pode ser usado puro ou diluído. É excelente para remover a sujeira e, pode acreditar, substitui os multiusos em todos os tipos de superfícies laváveis (exceto mármore e granito). Pode ser aquecido para aumentar seu poder desincrustante e ainda é perfeito para eliminar odores de casas com bichinhos de estimação.

Outras utilidades do vinagre branco incluem:

– Limpeza de vidros, incluindo o Box do banheiro;

– Limpeza da máquina de lavar roupas (aqui);

– Substituto do amaciante para pessoas de pele extremamente sensível (250 ml no enxague da máquina cheia).

2. Bicarbonato – Ele é um saponáceo natural. Por ter um leve poder abrasivo, consegue limpar peças de metal oxidadas além de também servir de limpador mais pesado para superfícies porosas como rejunte de pisos e azulejos. O segredo é fazer uma pasta (como o saponáceo comercial) e aplicar na superfície. Para tirar manchas de potes plásticos pode-se ainda aquecer uma mistura de água bicarbonatada e deixar o recipiente de molho.

No mais, a regra é clara: Água, sabão e um bom esfregão!

Mari Liborio, enfermeira, mestre em Ciências da Saúde e especialista em Controle de Infecção.