Além do multiuso: produtos naturais para uma limpeza mais saudável

550px-Use-Vinegar-for-Household-Cleaning-Step-2Há poucos dias estive no Haiti em uma missão de ajuda humanitária. Foi uma experiência realmente impactante e transformadora em vários aspectos. 

Das muitas dificuldades que enfrentamos devido a extrema pobreza do país, uma delas dizia respeito à oferta de produtos de limpeza de uso cotidiano, o que me fez colocar em prática algumas das ideias que escrevo neste post e outras fruto de um pouco de pesquisa.

 

Vou listar dois produtos extremamente populares  e que fazem pequenos milagres na limpeza:

 

1. Vinagre

O vinagre foi meu grande aliado. Ele é atualmente o multiuso natural mais eficiente que temos a disposição e para substituir os multiusos comerciais basta diluir partes iguais de vinagre e água e coloca-los em borrifadores.  É um ótimo desinfetante e também um desodorizador muito potente.

É importante lembrar que, por ser uma mistura ácida, o uso puro ou pouco diluído pode causar a corrosão de rejuntes e ser contraindicado em superfícies mais sensíveis, como mármore. Aliás, o mármore merece um post só pra ele de tão delicado que é.

Quem não gostar do odor de vinagre pode ficar despreocupado, porque o cheirinho sai assim que a mistura seca.

Usos gerais da solução de vinagre:

images

– Banheiros:

É possível limpar banheiras, pias e bancadas com a solução diluída. O vinagre puro ajuda a clarear manchas do vaso sanitário e dos azulejos.

– Cozinha:

A mistura multiuso de vinagre é excelente para limpar a mesa do fogão. Na cozinha, a maioria das superfícies pode ser limpa com a mesma mistura e, além da economia e da baixa toxicidade, o resultado do vinagre na limpeza vai realmente surpreender você, pois ele valoriza o brilho dos pisos e azulejos.

– Lavanderia

Existe espaço para o vinagre na lavanderia também! Pessoas alérgicas podem se beneficiar com o uso do vinagre no enxague das roupas fazendo o papel do amaciante. Meio copo de vinagre no compartimento indicado na lavadora dará um excelente resultado.

cleaning_with_salt2. Sal

O sal é outro produto bem útil na limpeza. Você pode polvilhar sal sobre uma esponja e limpar potes de café manchados, canecas ou ainda tirar o ferrugem de panelas de ferro. Para isso, após a lavagem, despeje cerca de 1/4 de xícara de sal com a panela aquecida e esfregue com uma escova dura. Em seguida, retire o sal e aplique uma leve camada de óleo vegetal antes de usar ou armazenar.

O sal também pode ajudar a deixar  suas panelas brilhando.  Basta aplicar  um pouco de sal na esponja e proceder a limpeza. Já para tirar aquelas manchas de queimado, é só deixar a panela de molho na água morna com sal por algumas horas e depois lavar normalmente.

Basicamente, até no Haiti, foi possível usar esses dois ingredientes para a limpeza. Claro que eles não substituem na totalidade o sabão, o hipoclorito, o detergente e etc, mas dá sim para usa-los em inúmeras situações reduzindo a utilização de agentes químicos e o gasto mensal em produtos de limpeza.

Selecionei algumas receitas caseiras de soluções de limpeza que podem ajudar muito a gente, aqui ou em praticamente qualquer lugar:

MANCHAS NO BOX DE VIDRO:

Misture em um recipiente:
– 1 colher de sabão em pó
– 2 colheres de bicarbonato
– 1 colher de álcool
– 1 xícara de vinagre
– 1 xícara de água morna

Aplicar a mistura ainda quente sempre com lado macio da esponja  em todo o vidro.Deixar agir por 5 minutos e enxaguar.

DESINFETANTE PARA BANHEIROdesinfetante

• 1 litro de Álcool

• 4 litros de água

• 1 Sabão de coco

• Folhas de Eucalipto

Deixar as folhas de eucalipto de molho no álcool por 2 dias. Ferver 1 litro de água

com o sabão ralado, até dissolver. Juntar a água e a essência de eucalipto. Engarrafar e utilizar preferencialmente  em borrifadores.

LIMPEZA DO FORNO

Aplicar no interior do forno com um pano fino uma solução de água quente com bicarbonato de sódio em consistência de pasta não muito espessa.

JANELAS E ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO

Para manter janelas e esquadrias de alumínio sempre brilhando como novas, é só limpá-las uma vez por mês com uma mistura de óleo de cozinha e álcool, em partes iguais. Em seguida é só passar um pano macio ou flanela.  (Fonte: Livro Sebastiana Quebra-Galho, de Nenzinha  Machado Salles).

Mari Liborio, enfermeira, mestre em Ciências da Saúde e especialista em Controle de Infecção.