Automonitoramento. Já ouviu falar?

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Recentemente passei por uma drástica mudança de hábito de vida no que diz respeito a prática de atividade física. O gatilho para a mudança foi essencialmente a possibilidade de medir o progresso das atividades que estava desenvolvendo.

Pode parecer estranho, mas para uma enfermeira que trabalha com epidemiologia a verdade mais absoluta que há é que “aquilo que não medimos não conseguimos modificar”. E então, simples assim, o automonitoramento mudou minha relação com o exercício.

Basicamente, podemos definir o automonitoramento como o uso de ferramentas, entre elas sensores, dispositivos especializados e aplicativos que coletam, processam e transformam dado em informação de saúde e desempenho.

Isso não se deu apenas na minha vida e no meu IPhone. Existem iniciativas como o Quantified Self que trata disso e movimenta milhões de dólares em tecnologia para automonitoramento.

O primeiro inquérito sobre automonitoramento aconteceu ano passado nos Estados Unidos e o resultado mostrou que 7 em cada 10 adultos referiram mapear pelo menos um indicador de saúde. O estudo mostrou que 60% dos entrevistados monitoram o peso, dieta ou atividade física e que 33% monitoram sintomas clínicos como pressão arterial, glicemia, padrão de sono e por aí vai.

O feedback instantâneo é certamente o principal motivador

A grande sacada do automonitoramento é o fato da recompensa poder ser recebida na hora! Se você controlou sua alimentação, praticou atividade física e tomou seu hipoglicemiante conforme prescrito, é muito, muito provável que ao fazer seu monitoramento de glicemia fique feliz com o resultado. Ponto pra você e para o quanto você se esforçou.

No meu caso e no de muitos adeptos do automonitoramento, a sensação de superação é o que mais motiva. O aplicativo Runtastic, (aqui) por exemplo, mostra a distância, o trajeto no mapa, calorias queimadas, tempo, além de outras informações sobre exercício físico que naturalmente nos fazem desejar ir mais além a cada dia. Tudo medido em tempo real!

Aplicativo Runtastic

Aplicativo Runtastic

Outro ponto é que os aplicativos permitem também compartilhar os resultados nas redes sociais além de possibilitar a interação em grupos com interesse comum, favorecendo a troca de experiência e agindo como mais um fator motivacional.

Mas, enquanto esse crescimento no automonitoramento mostra-se positivo e bem vindo em muitos aspectos, a falta de bom senso ao analisar as informações ou o manejo indevido dessas ferramentas pode prejudicar mais a saúde do que melhorá-la.

Está pensando em aderir? Aqui vai uma lista de dicas para garantir o sucesso do automonitoramento:

  1. Acostume-se a idéia de automonitorar-se. Escolha algo que não seja difícil de medir e vá em frente. Uma boa idéia é usar um pedômetro ou um aplicativo que conte passos. Eu uso o Moves (aqui) e acho fantástico.

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    Aplicativo Moves

  2. Seja realista, por favor! Não será um aplicativo de corrida que fará de você um maratonista. Estabeleça metas coerentes, graduais e principalmente, duradouras.
  3. Celebre as vitórias e não fique abatido quando não alcançar suas metas. Elas existem para te motivar e não o contrário.
  4. Escolha o dispositivo mais adequado para você. Se você tem um smartphone pesquise os melhores aplicativos. Há excelentes opções gratuitas.
  5. E por último e mais importante: antes de iniciar um plano de atividade física procure aconselhamento profissional. O médico poderá indicar qual a melhor atividade para cada objetivo.

O dia da sua mudança pode ser hoje. E então?

Mari Liborio, enfermeira, mestre em Ciências da Saúde e especialista em Controle de Infecção.

11 comments for “Automonitoramento. Já ouviu falar?

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