Como limpar a sua lavadora de roupas

Limpar a lavadora? Nem parece coerente, afinal de contas ela vive em meio a agua e sabão.  Mas, a verdade é que sem cuidados básicos de limpeza e manutenção preventiva ela vai durar bem menos e ainda por cima estragar suas roupas.

Meu exemplo:

De umas lavadas pra cá comecei a perceber muito resíduo (não identificado até agora) na minha roupa. Imagina a quantidade de roupa branca que eu lavo e o quanto isso começou a me aborrecer…

Era mais ou menos isso aqui:

 

Blog roupa maquina

 Então, diante disso e principalmente diante de uma sábado chuvoso na minha linda Santos, pensei: por que não?

 

Lave me pleasse

Claro que existem zilhões de posts sobre o assunto e eu dei uma boa pesquisada até decidir o que fazer. O resumo foi basicamente esse aqui:

1. Enchi a máquina no nível máximo com água sem sabão.

2. Adicionei 1 litro de água sanitária e deixei a máquina bater um minutinho.

IMG_0005_2

 

3. Paralelamente a isso, retirei o compartimento de sabão e amaciante (sim, ele sai na maior parte dos modelos) e dei uma bela esfregada com água e sabão. Usei esponja e escova de dente pra ajudar. Estava medonho. Se o compartimento da sua máquina não sair, aqueça vinagre branco e deixe em contato com a peça por alguns minutos. Vai amolecer a infinidade de crostas de amaciante e sabão que se formam lá.

IMG_0008_2

4. Aproveitei para limpar TUDO o que minha mão podia alcançar, incluindo o filtro. Para as partes internas, tampa e tambor usei esponja. Para o filtro usei a escova de dentes.

IMG_0006_2

5. O resultado foi bom. No molho com água sanitária pude perceber que várias “coisas” se desprenderam dos lugares secretos e não sabidos da máquina e espero sinceramente que parem de grudar na minha roupa branca.

 

Importante: Após terminar o ciclo com a água sanitária faça outro apenas com água, só pra garantir que não restou mais nada de cloro.

Essa técnica fará com que o bolor que se acumula no interior da máquina seja eliminado e por isso aconselho que seja feito pelo menos de 3 em 3 meses. Lembre-se de SEMPRE deixar a tampa da sua máquina aberta após realizar um ciclo. Isso impede aquele cheirinho ruim de coisa úmida…

É possível realizar o mesmo procedimento utilizando vinagre branco, o que também é interessante para preservar o equipamento do efeito corrosivo do cloro. Vale intercalar as técnicas.

Eu gostei e recomendo!  sinal-de-ok

Mari Liborio, enfermeira, mestre em Ciências da Saúde e especialista em Controle de Infecção.