Doe cabelo e garanta sorrisos

Isso é puro amor!  Não existe outra palavra para definir uma iniciativa tão querida quanto essa.

No mundo todo existem pessoas que perderam seus cabelos por conta do tratamento de um câncer ou por doenças que provocaram a queda maciça dos fios. A doação de cabelo, um gesto de muito desapego e extrema solidariedade, garante a confecção de perucas que serão utilizadas por estes pacientes, devolvendo não somente a cabeleira, mas principalmente, muitos sorrisos.

Existem diversas ONGs e instituições que recebem os fios doados e os encaminham para a confecção de perucas. Quanto à saúde do cabelo para doação, quanto mais natural melhor, mas nós mulheres sabemos que isso nem sempre é possível, não é verdade?  Sendo assim, são aceitos para doação fios que foram tingidos, alisados ou com outras químicas, desde que a mecha esteja resistente o suficiente para ser tecida na base da peruca.

Cuidados para doar

Sempre que possível, opte por fazer o corte da mecha para doação em um salão de beleza. Oriente o profissional a realizar um rabo de cavalo com dois elásticos separados um do outro por um ou dois centímetros. É exatamente neste intervalo entre os elásticos que o profissional irá realizar o corte com uma boa tesoura. Veja:

O cabelo deve ser cortado limpo e seco e deve ser guardado em embalagem plástica bem fechada para garantir a integridade da sua doação. O tamanho mínimo para doação é 10 cm.

Para onde doar

Recentemente  tomei conhecimento do Projeto Cabelegria, uma iniciativa linda de arrecadação de cabelos para confecção de perucas para crianças com câncer.  Na página do facebook do Cabelegria  encontramos mais informações sobre doação além de fotos das queridas e queridos que doaram. O projeto é um sucesso e vem batendo recordes de doação a cada mês. Só em fevereiro foram mais de 600! Quanto riso,  oh quanta alegria!!!

Ainda que o público-alvo do projeto seja as crianças, ele também recebe perucas de mulheres que já se curaram do câncer e que são destinadas a outras mulheres que ainda precisam.

Se quiser doar e enviar para o Projeto Cabelegria, o endereço é:

Avenida Parada Pinto, 3420, Bl. 06, Ap. 33
Vila Nova Cachoeirinha
CEP 02611-001
São Paulo – SP

Fonte: Cabelegria

Fonte: Cabelegria

Mari Liborio, enfermeira, mestre em Ciências da Saúde e especialista em Controle de Infecção.