Google cria lentes de contato para diabéticos

d7a90c68-7f6e-11e3-_507090cComo assim? Esse foi meu primeiro pensamento quando li a manchete, mas pesquisando um pouco entendi do que se trata.

O protótipo criado pelo Google promete medir os níveis de glicose na lágrima, eliminando a necessidade de testes diários com agulha. A lente de contato usa um sensor e um chip wireless (tudo muito miniatura) para medir a glicose na lágrima a cada segundo.

O dispositivo realiza a aferição dos níveis de açúcar no sangue de maneira muito mais rápida, fácil e indolor ajudando pacientes diabéticos (cerca de 5% da população) a manter níveis controlados de glicemia o que diminui a incidência de complicações relacionadas à doença.

Foi em 1930 que cientistas franceses descobriram que a lágrima carrega níveis mensuráveis de glicose, entretanto apenas agora foi desenvolvido um método indolor e não invasivo para se medir esse açúcar. O dispositivo representa um avanço importante no controle da glicemia já que parte dos pacientes com o passar dos anos negligencia essa aferição exatamente pelo desconforto  causado pelas agulhas, ficando dessa forma mais expostos a complicações decorrentes da elevação ou diminuição das taxas de glicose no sangue.

O Google aguarda autorização do FDA (Food and Drugs Administration – US) que regulamenta o que é usado no contexto médico para a comercialização das lentes de contato. Quando isso acontecerá, não sabemos, mas que a ideia é interessante não resta dúvidas.

 

Mari Liborio, enfermeira, mestre em Ciências da Saúde e especialista em Controle de Infecção.