Lave as mãos e boas compras!

credit-card-germs-190x155

Dá próxima vez que sacar seu cartão de crédito da carteira, aproveite e compre também um frasquinho de álcool gel para você deixar na bolsa… Acredite, vai precisar!

Estudos ingleses sugerem que 1 a cada 10 cartões de crédito estão contaminados com coliformes fecais.

Mais uma vez as pesquisas provam aquilo que tememos até imaginar: as pessoas realmente vão ao banheiro e NÃO LAVAM as mãos!

O estudo realizado pela London School of Hygiene & Tropical Medicine,  também constatou que 26% das mãos analizadas mostraram presença de contaminação fecal, incluindo a bacteria E. coli. O pior de tudo porém foi o fato de que 11% das mãos, 8% dos cartões de crédito e 6% das notas mostraram uma contaminação equivalente ao que encontramos em assento de vaso sanitário SUJO. É o fim do mundo…

cartao e assento sanitario

Mas, por que tão sujos?

Em resumo, as pessoas não lavam tanto as mãos quanto acreditam. Tem mais, os pesquisadores observaram o comportamento das pessoas em banheiros publicos e o resultado é chocante: apenas 32% dos homens e 64% das mulheres lavaram as mãos após usar o banheiro. Isso explica um bocado.

Agora, voltando ao cartão de crédito, ele pode fazer você adoecer?

Provavelmente não, mas você precisa prestar atenção em alguns cuidados. O cartão de crédito não é a única superfície contaminada que você toca ao longo do dia. As bolsas (aqui), celulares (aqui) e carteiras (aqui) são igualmente nojentos.

O segredo está em quebrar a cadeia de transmissão destes micróbios, não tocando boca, nariz e olhos com as mãos sem higenizar. E não só quando você pegou no dinheiro (de papel ou de plástico), mas em TODO TEMPO.

Sei que falei isso antes, mas a higienização das mãos é e sempre será a maneira mais barata e eficaz de evitar um número enorme de doenças, incluindo as que podem morar na sua carteira.

swine-flu

Mari Liborio, enfermeira, mestre em Ciências da Saúde e especialista em Controle de Infecção.

2 comments for “Lave as mãos e boas compras!

  1. 30 de janeiro de 2014 at 12:19

    Youre so awesome, man! I cant believe I missed this blog for so long. Its just great stuff all round. Your design, man…too amazing! I cant wait to read what youve got next. I love everything that youre saying and want more, more, MORE! Keep this up, man! Its just too good.

  2. 30 de janeiro de 2014 at 13:02

    It’s not that I want to duplicate your website, but I really like the style. Could you tell me which style are you using? Or was it especially designed?

Comments are closed.