Previna o câncer de mama AMAMENTANDO

amamA amamentação mostrou ser capaz de adiar a ocorrência de câncer de mama por 10 anos em um estudo que envolveu 504 pacientes com a doença e idade entre 19 e 91 anos. O efeito protetor da amamentação pode ser verificado nas mulheres que não fumavam e que amamentaram seus filhos por mais de seis meses.

O estudo foi publicado no Journal of Clinical Nursing e afirma que a ocorrência da doença poderia ser reduzida se as mulheres fizessem a opção de amamentar. O pesquisador Emilio Ganzález-Jimenez, da universidade de Granada, é categórico ao afirmar que “Amamentar por um período de mais de seis meses não apenas garante benefícios para a saúde do bebê mas também protege as mães de doenças como o câncer de mama”.

O estudo avaliou a idade em que cada mulher adoeceu de câncer. Entre as mulheres que amamentaram por mais de seis meses a média de idade quando diagnosticadas foi de 68.4 anos. Isso representa mais de uma década após a média de idade em que as mulheres fumantes que não amamentaram ou que amamentaram por menos de três meses (58 anos). O autor do estudo afirma que cada ano que a mulher amamenta diminui o risco de câncer de mama em cerca de 4,3%. Excelente!

Dr Emilio Gonzalez-Jimenez e sua equipe explicam que as razões para a amamentação proteger contra o câncer de mama podem ser várias e a mais provável delas é o efeito das mudanças hormonais que ocorrem na amamentação e na gestação.

A conclusão do estudo deixa claro que a amamentação é um importante aliado na luta contra o câncer de mama e que associada a uma vida sem cigarro faz a gente chegar mais longe!

 

Mari Liborio, enfermeira, mestre em Ciências da Saúde e especialista em Controle de Infecção.