Quanto de água você deve beber diariamente?

ku-xlargeQuanto de água devemos beber diariamente? Essa pergunta simples pode muitas vezes ficar sem resposta. A recomendação é de que devemos beber “muita água” mas a verdade é que o consumo ideal leva em consideração variáveis como clima, peso, condição de saúde, altura, atividade física e até sua idade.

A importância da água

A água é o componente químico mais abundante no nosso organismo, algo como 60% do nosso peso. A água também é fundamental para garantir o bom funcionamento de todos os órgãos e sistemas  do corpo pois carrega nutrientes, elimina toxinas, entre outras maravilhas.

Mas quanto beber?

Ao longo do dia, desempenhando as funções normais, nosso organismo perde água. Para a manutenção desse funcionamento é necessário que o líquido perdido seja reposto. Ok, até aqui tudo bem, mas e para calcular?

Basicamente preconiza-se que os homens bebam cerca de 2.5 litros e as mulheres 2 litros de líquidos por dia. Referência disponível aqui (http://www.efsa.europa.eu/) e publicada no European Food Safety Authority de 2010. Isso vai variar conforme sua condição física, o quanto de atividade pratica e por aí vai…

Essa necessidade de líquido não é alcançada apenas através do consumo de líquidos. Os alimentos fornecem em média 20% da nossa necessidade diária. Por exemplo, muitas frutas e vegetais, como o melão, a melancia e os tomates são compostos de cerca de 90% de água. Além disso, embora a água seja um líquido livre de calorias, barato e acessível para muitos, por isso a nossa queridinha, outras bebidas como leite, refrigerantes e sucos também ajudam na matemática do consumo.

Um programinha muito interessante calcula com base nas variáveis que já falei o quanto de água você deve consumir = Aqui.

Esse é o meu exemplo:

água

Vai lá e calcule o seu consumo!

Sugestão de pesquisa: http://www.h4hinitiative.com/

 

Mari Liborio, enfermeira, mestre em Ciências da Saúde e especialista em Controle de Infecção.