Vá de escada! 10 ótimas razões

climbing_stairsUm exercício extremamente simples e barato pode fazer maravilhas: subir e descer escadas. Se você tem sorte de ter escadas na sua própria casa, ótimo, mas se não tem tudo bem, dá pra trocar o elevador pelas escadas em várias ocasiões e garantir boa forma, melhora do sistema cardiovascular, fortalecimento e tônus da parte inferior do corpo.

 

10 razões para subir e descer de escadas:

 Gastamos boa parte do nosso dia (dois terços dele) no trabalho. Se quisermos manter a forma, temos que incorporar atividades nessa jornada e a escada é uma excelente opção.

  1. Usar as escadas contribui para alcançar a meta de “30 todo dia”, ou seja, garantir ao menos 30 minutos de atividade física diariamente.
  2. Estes 30 minutos não precisam ser contínuos, podendo ser acumulados ao longo do dia, ou seja, de escada em escada é bem capaz de até ultrapassarmos nossa meta sem tanto esforço assim.
  3. A prática de atividade física contribui para a diminuição do stress relacionado ao trabalho.
  4. Subir escadas pode realmente te fazer perder peso, veja só: subir um degrau faz você queimar 0,15 calorias, em média e descer queima 0,05. Agora, faça as contas para saber quantas calorias você está deixando de jogar escada abaixo quando opta pelo elevador.
  5.  Adicionar degraus ao seu dia vai acrescentar anos a sua vida. Isso porque deixar de ser sedentário (o que é possível com a prática de subir e descer escadas) reduz as chances de desenvolver agravos crônicos que podem levar a morte.
  6. Adicionar degraus também acrescenta vida aos seus anos, ou seja, você vive mais, mas também vive melhor. Mais disposição, vitalidade e força.
  7. Escadas podem até ser mais rápidas do que os elevadores nas horas de pico,
  8. Subir as escadas não exige equipamento especial, é fácil, acessível e na verdade é algo que já sabemos bem.
  9. Você pode fazer a qualquer hora do dia.
  10. E por último, subir e descer escadas colabora com o meio ambiente pois a única energia gasta é que o seu próprio corpo produz. Que demais!

CUIDADO PARA NÃO CAIR!

  • Pise no degrau com toda a sola do pé.
  • Na descida, pise com a ponta do pé e espere até o calcanhar chegar ao chão para movimentar a outra perna.
  • Sempre que possíveis, utilize tênis com amortecimento ou um sapato confortável caso esteja no trabalho.
  • Não exija demais do seu corpo. Se cansar, pare.

Mari Liborio, enfermeira, mestre em Ciências da Saúde e especialista em Controle de Infecção.