Vai viajar? Garanta bons momentos mesmo antes de embarcar

2141239Amo viajar, mas nem sempre foi assim. Superei o medo de voar e encontrei no meu marido a melhor companhia que há, aí pronto, passei a curtir ir de um lado a outro de avião. Sair do GRU Airport , dormir em um cubículo semi reclinável e acordar onde o dinheiro conseguir levar é demais!  Mas, convenhamos, quebramos uma série de nossas próprias regras de saúde quando estamos fora.  Às vezes tenho a impressão que quando viajo tiro férias de mim, rs.

A começar pelo avião, as longas horas de viagem, a comida tenebrosa  mega calórica e o fuso horário já são suficientes para causar uma boa bagunça no nosso organismo. Mesmo assim e apesar disso, a viagem pode ser saudável e divertida, principalmente se você começar o planejamento antes de chegar ao seu destino. Veja essas dicas simples e aproveite o feriado que está chegando.

1. Planeje as suas refeições. Leve com você alguns petiscos saudáveis e fique livre do pão de queijo do aeroporto. Um dia vi uma mãe alemã tão zelosa que me deixou constrangida. Ela viajava com dois pequenos e oferecia o tempo todo frutas picadas, ameixas, passas e palitos de cenoura… Sério, palitos de cenoura.

A viagem por si só já pode ser tremendamente estressante. Eu, por exemplo, saio de Santos, no litoral de São Paulo, viajo de carro 2 horas até chegar no aeroporto de Guarulhos com a antecedência necessária para fazer meu check in. Ou seja, chegar no aeroporto já é a primeira viagem.

Pensando exclusivamente no aspecto saúde, esse stress e as possíveis mudanças no hábito alimentar podem diminuir a nossa imunidade e nos tornar mais susceptíveis a infecções virais como a gripe, por exemplo. Diante disso, uma boa estratégia é controlar aquilo que podemos controlar e a alimentação é uma delas. Leve frutinhas secas, barrinhas de cereais ou um sanduiche gostosinho preparado por você para os longos momentos de espera entre a sua chegada ao aeroporto e o embarque.

2. Mexa-se. Sempre vá viajar com sapados confortáveis, dessa forma você pode caminhar pelo aeroporto ao invés de ficar sentado esperando a hora do seu embarque. Durante o voo, caminhe pelo corredor, mesmo se não quiser usar o banheiro. Isso vai ajudar muito, principalmente se você estiver voando na classe econômica, pois a posição sentada dificulta o retorno venoso favorecendo o inchaço ou até situações de maior gravidade como a trombose venosa.

3. Não beba bebidas alcoólicas durante o voo e, de preferência, dispense o café. O álcool tem o efeito potencializado pela altitude e pode aumentar os sintomas do viajante como fadiga, tontura, dor de cabeça e aquela sensação estranha na cabeça. Além disso, tanto o álcool quanto o café podem causar desidratação e tornar sua viajem bastante desagradável. A melhor bebida para acompanhar sua viagem é a água. Lembre-se que você não pode embarcar com mais de 100 ml de líquido mas pode embarcar com uma garrafa vazia e encher nos bebedouros. Saudável e econômico.

4. Prepare-se para atrasos e outros percalços. Leve um bom livro, uma playlist gostosa, carregador de celular e, claro, aquele travesseirinho de viagem. E ai, aconteça o que acontecer, dá pra fazer uma limonada com os limões que aparecerem e ser feliz antes mesmo de chegar ao destino.

Escolha a melhor companhia e boa viagem!

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Mari Liborio, enfermeira, mestre em Ciências da Saúde e especialista em Controle de Infecção.