XÔ, C.C.! Sete dicas para acabar com ele

“Ninguém está a salvo do ‘C.C.’ porque o ‘C.C.’ é causado pela transpiração diária e natural do corpo que não removida dos póros e se decompõe. Não arrisque sua reputação! Use Lifebuoy. Só êle contém o elemento purificador especial que de fato evita o ‘C.C.’. Você tem esta garantia no odor puro e refrescante dêste grande sabonete. E não se preocupe se, após o banho, êste odor logo desaparecer. É assim que Lifebuoy atúa: o odor vai-se num instante mas continua aquela agradável sensação que protege e delicia. Lifebuoy livra  você do ‘C.C.” (O CRUZEIRO,01/06/1946, n. 32, p. 39).

body-odor-1Acredite, o que você acabou de ler era um anúncio de uma campanha publicitária do sabonete LifeBuoy (pois é, ele não é lançamento!!) que data de 1946.

A preocupação com o cheiro de CC não é de hoje, definitivamente, e a prova está aí. Mas a pergunta que fica é: se o assunto é velho, por que ainda tem tanta gente com esse problema?

Bom, basicamente o CC, cheiro de corpo em português e body odor (BO) em inglês, diz respeito à reação do suor com as bactérias que vivem em nossa pele. Quanto mais ideais as condições para a bactéria – roupa sintética, abafada, higiene insatisfatória e, claro, o calor, mais elas vão fazer de você alguém conhecido pelo CC… E quem quer isso?

Atualmente temos mais recurso do que no tempo da propaganda da Lifebuoy, a começar pelos desodorantes. O desodorante comum apenas desodoriza, ou seja, dá uma disfarçada no cheiro, sem interferir na quantidade de suor produzido pelo corpo. Ajuda e pode ser suficiente para quem não sua demais e não tem muita tendência ao CC.

Já o antiperspirante (ou antitranspirante), além perfumar, faz o corpo produzir menos suor. Menos suor, menos  bactérias e a pessoa fica sem mau cheiro. Resumindo, se o seu problema é o CC, esse é o produto que você precisa.

Mas e agora que você e o CC se tornaram inseparáveis?Body_Odor_answer_1_xlarge

O CC não gosta só de você e das suas axilas, ele ama suas blusas também! É por isso que, muitas vezes você acabou de tomar banho, mas basta qualquer quentura para o CC da sua blusa “despertar” e acabar com o seu dia.

Se esse é o seu caso faça assim: deixe suas roupas de molho por 30 minutos em uma solução de água, sabão e Lysoform. Para um balde eu uso cerca de 4 tampas do produto. É infalível para acabar com o cheirinho ruim da roupa. Depois lave normalmente e seja feliz 😉

Ok, agora que você tem roupas “zeradas” do passado fedido, hora de cuidar das axilas. Embora muitos antiperspirantes proclamem uma proteção de 48h, eu posso te garantir que bem antes disso, sem estes cuidados, você vai ter virado um sachê de CC:

1.      Rigor no banho! Não precisa ser sabonete antibacteriano, mas é preciso gastar um tempo lavando a axila. Lave, lave e por fim, lave mais um pouco.

2.      Antiperspirante SEMPRE.

3.       Se o seu problema é especialmente mais intenso, tenha lenços umedecidos a mão e use-os para se refrescar ao longo do dia e reaplicar o antiperspirante.

4.      Nunca, jamais, repita blusas. NUNCA.

5.      Prefira algodão, mas se o poliéster for inevitável, redobre os cuidados.

6.      Se com tudo isso o CC persistir, tente utilizar sumo de limão na axilas. Aplique por 10 minutos  antes do banho e depois lave, lave, e por fim, lave mais um pouco! Até melhorar.

Essas são medidas simples que usualmente funcionam com excelente resultado. Se nada disso melhorar, pode ser que um médico ajude a descobrir  a causa e uma solução.

Mari Liborio, enfermeira, mestre em Ciências da Saúde e especialista em Controle de Infecção.

1 comment for “XÔ, C.C.! Sete dicas para acabar com ele

  1. 20 de fevereiro de 2014 at 05:07

    I am amazed at the detail and quality you put into this article. Keep up the good work on this topic and continue to write content like this! Thank you.

Comments are closed.